domingo, 17 de maio de 2015

       Nessa semana aprofundamos as pesquisas na área do Centro de Gravidade, pesquisamos e selecionamos as informações mais importantes nesse resumo:

      A oscilação corporal está relacionada às correções que o corpo faz para manter a linha do centro de gravidade dentro da base de sustentação. Existe uma instabilidade constante do equilíbrio que pode ser explicada por meio da altura do centro de gravidade e pela presença de uma base de suporte relativamente pequena

                              Como a Idade pode influenciar no Centro de Gravidade ?
     Em um estudo comparou-se a altura percentual do centro do gravidade de três grupos de indivíduos, sendo eles: grupo 1, de 50 a 59 anos; grupo 2, de 60 a 69 anos e grupo 3, maiores de 70 anos. As constatações mostraram que o grupo 1 obteve 60,17 ± 4,14%, o grupo 2 obteve 59,81 ± 4,58% e o grupo 3 obteve 60,46 ± 2,95% da altura corporal dos indivíduos participantes do estudo. Percebeu-se que os valores ficaram a cima dos citados pelos pesquisadores como normalidade, o que foi explicado pelo acumulo de maiores quantidades de massa no tronco e segmento corporal superior que ocorre com o aumento da idade, e ainda pela perda de massa magra durante o envelhecimento, o que mais uma vez, eleva o centro de gravidade.

                                          Exercícios Físicos e o Centro de Gravidade 
   
     Já com relação às exercícios físicos, alguns pesquisadores comparam o equilíbrio corporal de bailarinas e judocas, e afirmam que os atletas de arte marcial apresentam melhor controle postural, com menor oscilação do centro de gravidade, independentemente da ausência da informação visual ou da perturbação da propriocepção. Isso é explicado pelo fato dos judocas desenvolverem a habilidade de se manterem estáveis, mesmo quando recebem perturbações externas, como no caso de um confronto com um adversário. De forma geral, todos os esportes necessitam adaptações na posição do CG para restabelecer ou se manter em equilíbrio
                                           
                                          Postura influencia no Centro de Gravidade ?
       
     Outra temática que se relaciona a posição do centro de gravidade é a manutenção da postura corporal, a qual quando não é mantida gera uma falha de relacionamento das várias partes corporais, induzindo um aumento de agressões às estruturas de suporte e resultando em equilíbrio menos eficiente do corpo sobre suas bases. A postura se submete às características anatômicas e fisiológicas do corpo humano, ligando-se às limitações específicas do equilíbrio e obedecendo às leis da física e biomecânica e ela ainda tem um estreito relacionamento com a atividade do indivíduo, podendo aumentar ou diminuir o esforço físico de um trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário